Laboratório de Química Atmosférica

O Laboratório de Química Atmosférica (LQA) da PUC-Rio foi criado em 2009, quando a prof. Adriana Gioda ingressou no Departamento de Química. Desde o início o LQA contou com a colaboração da Profa. Tatiana D. Saint’Pierre que disponibilizou a infraestrutura de seu laboratório, o LABSPECTRO. Com esse apoio e também dos demais laboratórios do DQ, o LQA se desenvolveu.

O Laboratório de Química Atmosférica (LQA) conduz estudos de caracterização química de material particulado, empregando, principalmente, as técnicas de ICP-MS, ICP OES e cromatografia de íons (CI). Além disso, realiza pesquisas toxicológicas e utiliza ferramentas estatísticas e modelagem para compreender a variação temporal da composição química de matrizes ambientais (partículas, gases, águas, sedimentos etc.), suas fontes e os impactos no clima, na saúde e nos ecossistemas.

O LQA mantém colaborações com diversas universidades e centros de pesquisa no Brasil (UFRJ, UFF, UERJ, USP, UFRN, UFRGS, FURG, INPE, UNEMAT, FIOCRUZ, entre outras) e no exterior (Porto Rico, EUA, Canadá, Espanha, Portugal, Peru, Alemanha, Chile, entre outros). Em 2024, formalizou um Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e fortaleceu sua parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) para a realização de estudos sobre a qualidade do ar no estado do Rio de Janeiro.

O grupo também se dedica à investigação da composição química e da toxicidade dos cigarros eletrônicos. Em 2024, foi estabelecido um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Saúde do município do Rio de Janeiro para a obtenção de amostras apreendidas. Além disso, um projeto financiado pelo Ministério da Saúde e pelo CNPq foi aprovado para a disseminação de informações sobre os impactos negativos desse produto na saúde.

Até o momento, no LQA foram concluídas 9 teses de doutorado, 9 dissertações de mestrado, 8 trabalhos de conclusão de curso, mais de 40 projetos de iniciação científica. Atualmente, o grupo conta com 1 pesquisador de pós-doutorado, 3 doutorandos, 2 mestrandos e 5 alunos de iniciação científica.

Ao longo de seus 16 anos de existência, o LQA publicou 100 artigos científicos, tanto independentes quanto em colaboração com parceiros. Muitos desses estudos tiveram grande repercussão na mídia.

Serviços

O LQA realiza análises de diferentes tipos de amostras através de diferentes técnicas analíticas:

Cromatografia de Íons

 Ex., amostras aquosas (rios, poços, chuvas, etc)

ICP OES e ICP-MS

Em parceria com o LABSPECTRO – análise da composição elementar de diversas matrizes tanto ambientais (água, solo, material particulado, plantas etc) quanto clínicas (órgãos, sangue, urina, etc).

RMN, CG/MS

Em parceria com a Central Analítica e demais laboratórios da PUC-Rio – amostras de matrizes orgânicas (ar, água, solo, combustíveis, etc)

Avaliação de ambientes fechados

(Household Pollution and Indoor Air Pollution)

Palestras

Consultoria

Cursos

Treinamento